No próximo domingo, dia 27 de agosto, a Fundação Gilberto Freyre (FGF) celebrará o folclore brasileiro com uma programação especial. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre abrirá suas portas das 10h às 15h, oferecendo aos visitantes a oportunidade única de explorar itens de seu acervo que normalmente não estão em exposição. Este evento marca o início de uma nova tradição, com a Casa-Museu abrindo suas portas todos os últimos domingos de cada mês, apresentando exposições temáticas. Para agosto, em homenagem ao Dia do Folclore, o foco será nas lendas e histórias assombradas.
Além disso, as crianças entre 4 e 8 anos poderão participar de uma empolgante oficina de colagem, utilizando elementos da natureza coletados no Sítio Ecológico da FGF. Nesta atividade, elas criarão um caderno mágico para registrar suas próprias histórias inventadas, sonhadas ou ouvidas durante o dia, enquanto exploram a casa que foi lar de um renomado escritor de histórias: o patrono da instituição, Gilberto Freyre.
Às 16h30, o projeto O Recife Assombrado apresentará o espetáculo ‘Uma noite nas brenhas’, onde os atores Renê Ribeiro e Jerlane Silva encantarão o público com contos de assombração e lendas tradicionais, como a da Serpente Encantada do Açude de Triunfo e a misteriosa mulher da sombrinha de Catende. Após a apresentação, o autor do texto do espetáculo, Roberto Beltrão, participará de um bate-papo com o público e realizará uma sessão de autógrafos de seus livros mais recentes.
Esta iniciativa da FGF visa preservar as lendas que fazem parte do imaginário popular e que são transmitidas de geração em geração, destacando o especial interesse de Gilberto Freyre por esse tema. Os ingressos para as atrações estarão disponíveis no local, e o estacionamento será gratuito. Não perca essa oportunidade de mergulhar nas histórias e lendas que enriquecem a cultura pernambucana!
Nenhum comentário
Postar um comentário