Pesquisa aponta 11 fatores de risco em destaque para prevenir a Demência
Cientistas da Universidade de Oxford desenvolveram uma pontuação que identifica 11 fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de demência após os 50 anos. Essa pontuação, chamada de UK Biobank Dementia Risk Score (UKBDRS), pode prever se uma pessoa desenvolverá demência nos próximos 14 anos. Com 50 milhões de pessoas já vivendo com demência no mundo, espera-se que esse número triplique até 2050.
Os fatores de risco incluem idade, escolaridade, histórico de diabetes, depressão, acidente vascular cerebral, histórico parental de demência, níveis de privação, pressão alta, colesterol alto, morar sozinho e ser do sexo masculino. Além disso, foi desenvolvida a UKBDRS-APOE, que considera a presença do gene APOE, associado ao risco de demência.
Essas ferramentas não apenas ajudam a identificar grupos de alto risco, mas também destacam medidas preventivas, como parar de fumar, reduzir a pressão arterial, perder peso e moderar o consumo de álcool, que podem reduzir em até 40% os casos de demência. As pontuações individuais podem direcionar o rastreamento precoce e avaliações adicionais, oferecendo uma abordagem proativa na luta contra a demência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário