Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Guia é lançado no Recife trazendo luz ao Combate ao Tráfico de Pessoas como suporte a profissionais da Saúde

terça-feira, 26 de setembro de 2023

/ por Isabel Gusmão


O tráfico de pessoas é uma grave violação dos direitos humanos e uma realidade persistente no Brasil, sendo a terceira indústria criminosa mais lucrativa do mundo, após o tráfico de drogas e de armas. Ele assume diversas formas, incluindo exploração sexual comercial, trabalho análogo ao de escravo, adoção ilegal e remoção de órgãos. Para combater essa ameaça, foi lançado em Recife um Guia para desenvolver uma resposta às vítimas do tráfico de pessoas em ambientes de assistência à saúde. O lançamento ocorreu em 23 de setembro, Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

O guia, desenvolvido pela organização HEAL Trafficking e adaptado à realidade brasileira, tem como objetivo capacitar profissionais de saúde a identificar, acolher, tratar e encaminhar adequadamente vítimas de tráfico de pessoas, além de prevenir esse crime. Segundo dados, 68% das vítimas de tráfico de pessoas buscam atendimento de saúde enquanto ainda estão sendo exploradas, tornando os serviços de saúde locais locais cruciais para a identificação e apoio aos sobreviventes.

O guia, originalmente publicado em inglês em 2016, já é usado por profissionais de saúde em vários países, mas sua adaptação para o contexto de Recife foi motivada pelo pioneirismo de Pernambuco no enfrentamento ao tráfico de pessoas e pela grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que esse material seja adotado e adaptado por outras cidades do Brasil.

O tráfico de pessoas é uma questão multidimensional que afeta pessoas de todas as idades e origens. Ele está relacionado a vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais e pode assumir várias formas, desde exploração sexual até trabalho escravo e adoção ilegal. No Brasil, mulheres e crianças são as principais vítimas desse crime, sendo a exploração sexual a finalidade mais prevalente, enquanto os homens são frequentemente traficados para trabalho forçado.

O lançamento do guia representa um passo importante no enfrentamento do tráfico de pessoas, unindo profissionais de saúde, autoridades e organizações para proteger as vítimas e denunciantes desse crime. É essencial disseminar amplamente esse conhecimento e promover a colaboração de todos os setores da sociedade na luta contra o tráfico de pessoas, que é, acima de tudo, uma questão de saúde pública e direitos humanos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.