O consumo de vinho no Brasil está em ascensão, com um aumento notável durante a pandemia, atingindo uma média de 2,78 litros por pessoa, representando um crescimento de mais de 30% em relação a 2019, de acordo com dados do Statista, Euromonitor e Nielsen. Essa tendência se estende ao Nordeste do país, onde a harmonização de vinhos com a rica culinária regional está se tornando popular.
O GPA, grupo controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar, reconhecendo essa tendência, oferece dicas valiosas para harmonizar vinhos com os pratos típicos nordestinos. Ivan Bianchi, especialista de vinhos da companhia, destaca que o melhor vinho é aquele que agrada ao paladar pessoal, mas ressalta a importância de refrigerar os vinhos adequadamente devido ao calor da região.
Algumas harmonizações sugeridas incluem espumante Brut com Carne de Sol, espumante Demi Sec com Queijo de Coalho, vinho Merlot com Linguiça de Carneiro, Pinot Noir com Galinha de Cabidela, vinhos estruturados com Carneirada, Chardonnay Reserva com Baião de Dois, vinho branco com Paçoca de Carne, prosecco com Feijão Verde e vinhos Late Harvest com Doces Regionais. Essas combinações oferecem uma experiência gastronômica única, enriquecendo a diversidade de sabores da culinária nordestina com a harmonia e equilíbrio dos vinhos.
Nenhum comentário
Postar um comentário