Uma pesquisa recente realizada pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) revelou que o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, pode não ser uma grande oportunidade de impulsionar o comércio em Recife. Dos 787 entrevistados em vários espaços públicos da região metropolitana da cidade, apenas 52% planejam comprar presentes para a ocasião. Isso reflete as dificuldades econômicas enfrentadas, como altas taxas de desemprego no estado e no país.
A pesquisa também apontou que a maioria dos que pretendem comprar presentes planeja gastar acima de R$ 50, e as mulheres estão em maioria nesse grupo, muitas delas com renda de até 2 salários mínimos. No entanto, um dado preocupante é que 74% dos entrevistados, independentemente da faixa etária, afirmaram que não pretendem aproveitar o Dia das Crianças visitando parques ou praças públicas, que são opções de lazer de baixo custo. Isso representa um desafio para o poder público, que poderia estimular o uso desses espaços como alternativas gratuitas e seguras para o entretenimento infantil.
Em resumo, a pesquisa indica que o Dia das Crianças pode não ser uma grande alavanca para o comércio em Recife, devido às dificuldades econômicas enfrentadas pela população. Além disso, a falta de interesse em frequentar espaços públicos de lazer aponta para a necessidade de medidas que incentivem o uso dessas áreas como opções acessíveis e seguras para as famílias aproveitarem essa data especial.
Nenhum comentário
Postar um comentário