O Professor Ruy de Queiroz, do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), continua a se destacar no cenário acadêmico internacional, sendo incluído no ranking de ex-alunos famosos da UFPE no The World University Rankings da revista Times Higher Education, na edição de 2024, divulgada em 27/09.
O reconhecimento de Ruy de Queiroz é resultado de sua notável trajetória acadêmica e profissional. Ele contribuiu significativamente para a teoria dos tipos de Martin-Löf, oferecendo uma perspectiva inovadora baseada na interpretação do conceito "significado é uso" de Wittgenstein. Seu trabalho tem estabelecido sólidas conexões entre lógica, teoria da computação e teoria da homotopia, consolidando-se como uma referência nesse campo.
Além disso, desde os anos 1990, o professor tem colaborado com D. Gabbay em um programa que abrange a interpretação funcional da lógica clássica e não-clássica por meio da dedução natural. A partir dos anos 2000, ele concentrou esforços em uma abordagem geométrica da dedução natural, apoiada em representações gráficas simétricas, trabalhando em conjunto com Anjolina de Oliveira.
Ruy de Queiroz possui mestrado em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE e doutorado pelo Imperial College, em Londres, Reino Unido. Sua presença constante nesse ranking atesta o impacto duradouro de suas contribuições para a academia e destaca a excelência da UFPE na formação de profissionais de destaque em todo o mundo.
Nenhum comentário
Postar um comentário