A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou detalhes sobre o Processo Seletivo UFPE | Sisu 2024, oferecendo um total de 7.012 vagas distribuídas em 105 cursos presenciais nos campi de Recife, Caruaru e Vitória. Metade dessas vagas será reservada para o sistema de cotas, com pelo menos uma vaga por curso destinada a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
A seleção será baseada na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, com uma média ponderada das notas das provas objetivas e de redação, de acordo com os pesos estabelecidos pela UFPE. Candidatos que obtiverem notas abaixo das pontuações mínimas estabelecidas pela universidade serão eliminados.
Além disso, a UFPE reforçou os critérios de inclusão regional para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco. Isso inclui acréscimos de 10% na nota final do Enem para candidatos de Vitória e Caruaru que cursaram o Ensino Médio nessas regiões. Também há acréscimos de 5% para os candidatos ao curso de Medicina em Recife que estudaram em escolas presenciais em Pernambuco e para os candidatos de Vitória e Caruaru que estudaram pelo menos 2/3 do Ensino Médio nas mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos. Aqueles que estudaram pelo menos 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais do estado receberão um acréscimo de 3%. Esses acréscimos são apenas classificatórios e não influenciam nos critérios eliminatórios.
É importante observar que alguns cursos específicos, como os de Música e Dança, têm regras distintas e não participarão do Processo Seletivo UFPE | Sisu 2024. Além disso, a Área Básica de Ingresso (ABI) Engenharias não estará disponível no Sisu 2024, e os candidatos interessados nesses cursos deverão optar diretamente por eles durante o processo de seleção.
Com essa abordagem inclusiva e criteriosa, a UFPE busca garantir uma admissão equitativa e oportunidades para estudantes de diversas origens e regiões do estado de Pernambuco em sua oferta de cursos de graduação.
Nenhum comentário
Postar um comentário