No intuito de promover um Carnaval mais sustentável e consciente, um grupo de estudantes voluntários do projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Frasinnetti do Recife (UniFAFIRE) está inovando na produção de confetes feitos a partir de folhas secas. O projeto, que já está em sua quarta edição, busca disseminar a ideia de diversão associada à preservação ambiental.
Sob a orientação do coordenador de Práticas Pedagógicas e professor de Ciências Biológicas e Nutrição, Thiago Barros, os estudantes coletam folhas secas que caem das árvores no estacionamento da instituição. Essas folhas são armazenadas na casa de vegetação da universidade para garantir que permaneçam secas, reduzindo a presença de microorganismos. O processo de confecção é artesanal, utilizando furadores de papel comuns.
Barros destaca a importância do projeto como uma iniciativa de educação ambiental que ultrapassa os limites da instituição, mostrando à sociedade a possibilidade de celebrar o Carnaval de maneira consciente e sem prejudicar o meio ambiente. Ele enfatiza que os confetes produzidos são biodegradáveis, não causando impactos negativos na natureza, ao contrário dos confetes industrializados, que passam por diversos processos, como pigmentação por componentes químicos, gerando impactos ambientais ao serem liberados no solo.
A distribuição gratuita dos confetes amigos da natureza ocorre há quatro anos nos principais pontos de folia momesca da cidade. O professor Thiago Barros ressalta que essa ação visa ampliar a conscientização da sociedade em relação à importância da preservação ambiental e incentivar práticas mais sustentáveis durante o Carnaval. O projeto representa uma maneira inovadora e criativa de aliar a diversão carnavalesca ao respeito pelo meio ambiente.
Serviço:
- Local: Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE)
- Endereço: Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista/Recife
Nenhum comentário
Postar um comentário