Exclusivo - HELIO JARDIM - O Funcultura escolhe nova logo e promete voltar com força total no Governo Raquel Lyra , só que a Governadora deveria implementar um sistema de transparencia nos projetos aprovados, pois hoje tudo reina em uma verdadeira caixa preta, desta forma, varios produtores culturais estão se movimentando para exigir maior transparencia ma tramitação e aprovação dos projetos, a exemplo do que acontece na Lei Rouanet a lei federal de incentivo a cultura, onde existe uma plataforma chamada versalic onde qualquer cidadão tem total acesso atodos dos dados do projeto. Aqui em Pernambuco o sistema é ao contrario, uma caixa preta total.
Agora apos o desabafo dos produtores, seguem as informações oficiais da SECULT E FUNDARPE:
As capacitações remotas sobre os novos editais do Funcultura e sobre o processo de inscrição no Cadastro de Produtor Cultural (CPC) começam nesta terça-feira (23) e seguem até o dia 31 de janeiro.
A atividade é promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Ter registro ativo no CPC é uma das etapas que precisam ser cumpridas para participar da concorrência de editais do Funcultura 2023/2024 que foram
: Microprojeto Cultural, Música, Audiovisual e Geral. Principal política pública de fomento à cadeia cultural do Estado, o Funcultura conta com R$ 32 milhões para viabilizar a execução dos seus editais em 2024.As capacitações atendem a uma demanda da sociedade civil e serão voltadas paras as 12 macrorregiões de Pernambuco e Fernando de Noronha, de forma remota, para que o maior número de pessoas possa participar. Serão espaços para que os proponentes possam tirar dúvidas sobre os editais do Funcultura e a inscrição ou renovação do CPC, além do processo de prestação de contas e preenchimento do formulário no Mapa Cultural de Pernambuco (
). Clique e confira mais detalhes sobre os editais do Funcultura lançados recentemente.Cada encontro terá seu link específico, disponível no Portal Cultura.PE (
), em horários que variam entre 10h, 14h e 19h. Para participar, basta apenas acessar o endereço no dia e horário marcados para a ação (confira a agenda abaixo).“Esse conjunto de editais gera uma importante dinâmica para a cadeia produtiva da cultura, pois com a circulação dos artistas e centenas de projetos aprovados há uma promoção do emprego e renda, além da qualificação do profissional da cultura e do turismo, levando a arte para todas as regiões do Estado e do mundo”, avalia Cacau de Paula, secretária Estadual de Cultura.
“O Funcultura, além de representar a diversidade cultural de nosso Estado, que é celebrada no Brasil e no mundo, há 22 anos é a principal ferramenta democrática e transparente de investimento público na cultura e na arte de Pernambuco. É um verdadeiro patrimônio dos pernambucanos que criam, promovem, e difundem a cultura no Estado e mundo afora”, celebra Renata Borba, presidente da Fundarpe.
CADASTRO - Para poder participar dos editais do Fucultura em 2024, os proponentes deverão ficar atentos ao prazo de inscrição e renovação do CPC, que encerra-se no dia 1º de março deste ano.
A documentação necessária para o Cadastro de Produtor Cultural deve ser enviada, exclusivamente, em formato PDF, para o endereço cpcfuncultura@fundarpe.pe.gov.br. Clique
e confira o passo a passo para a inscrição do CPC. Para a renovação do registro, clique e confira o passo a passo.Serviço:
Inscrição/renovação do Cadastro de Produtor Cultural (CPC)
Até o dia 1º de março de 2024, por e-mail: Mais informações: |
Confira a agenda de capacitações sobre os editais do Funcultura e CPC:
Terça-feira (23)
10h – Sertão Central
Link:
14h – Sertão do Pajeú
Link:
Quarta-feira (24)
10h – Sertão Itaparica
Link:
14h – Agreste Central
Link:
Quinta-feira (25)
10h – Sertão do Moxotó
Link:
Link:
Sexta-feira (26)
10h – RMR
Link:
Segunda-feira (29)
10h – Mata Norte
Link:
14h – Sertão do São Francisco
Link:
Terça-feira (30)
10h – Sertão Araripe e Fernando de Noronha
Link:
14h – Agreste Setentrional
Link:
Quarta-feira (31)
14h – Mata Sul
Link:
19h – Capacitação aberta para todas as RDs
Link:
Nenhum comentário
Postar um comentário