Na manhã desta segunda-feira (04/03), teve início o pioneiro Curso de Residência Intersetorial em Primeira Infância no Brasil. Idealizado e coordenado pela Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), o programa visa colocar a criança no epicentro das políticas públicas e do orçamento governamental. A iniciativa representa um marco significativo no campo da educação e assistência à infância, ampliando o acesso à formação continuada para profissionais de nível superior que atuam como técnicos e gestores na área da Primeira Infância em todo o território pernambucano.
O curso, inédito em solo brasileiro, é fruto de uma parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE) - Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, a SCJ-PE e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. A Universidade será responsável pela certificação dos participantes ao término do programa, que contará com a participação de 100 alunos aprovados.
Em consonância com as demandas do mundo contemporâneo, o curso será ministrado na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com a realização de dois encontros presenciais entre os módulos. Esta estrutura busca fomentar discussões e facilitar a socialização dos produtos técnicos a serem elaborados pelos estudantes. Com uma carga horária total de 380 horas, a prática será integrada ao ambiente profissional de trabalho dos participantes.
As disciplinas abordadas neste primeiro período incluem temas como Desenvolvimento Infantil, Legislação e Marcos Regulatórios da Primeira Infância, Direitos Humanos, Setorialidade e Intersetorialidade nas Políticas Públicas, Atenção Integral a Crianças em Situação de Vulnerabilidade, Gestão e Estratégias de Implementação, entre outros.
Para o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, o curso representa uma abordagem inovadora para democratizar o acesso à informação de qualidade. "Ao permitir que profissionais residentes em áreas remotas tenham acesso à formação, estamos ampliando a capacidade de aprimorar efetivamente as políticas públicas voltadas para a Primeira Infância, do litoral ao sertão do estado", destacou Bezerra.
Ao final do curso, os participantes serão desafiados a desenvolver projetos inovadores voltados para a Primeira Infância, visando fortalecer a atuação dos profissionais em todo o território pernambucano. Com uma proposta ambiciosa e visionária, a Residência Intersetorial em Primeira Infância surge como um catalisador de mudanças significativas no panorama da educação e assistência à infância no Brasil.
Nenhum comentário
Postar um comentário