Nesta terça-feira (26/3), o Centro das Mulheres do Cabo (CMC) comemora quatro décadas de atuação incansável na defesa dos direitos das mulheres e meninas em Pernambuco. Para marcar essa data emblemática, será realizado um Seminário intitulado "Lutas e Conquistas pelos Direitos das Mulheres e Meninas" no SEST/SENAT do Cabo de Santo Agostinho.
O evento, que terá início às 14h, será dividido em dois blocos de discussão. No primeiro, temas como "Mulher, Poder e Democracia", "Enfrentamento à Violência contra as Mulheres", "Luta por Direitos das Mulheres e o Antirracismo" e "Feminismo Popular e Organização Comunitária" serão abordados, promovendo reflexões sobre as diversas frentes de atuação do CMC ao longo de sua história.
No segundo bloco, questões como "A Comunicação como Direito Humano e o Rádio Mulher", "Os Direitos da Infância e Juventude e o Protagonismo das Meninas", "Cuidado do CMC com a Sustentabilidade Política e Institucional" e "Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a importância da Cooperação Internacional na Luta por Direitos" estarão em pauta, evidenciando a amplitude do trabalho desenvolvido pela organização.
Um dos momentos mais aguardados será o lançamento do Documentário do Centro das Mulheres do Cabo, dirigido pela cineasta Cecília da Fonte, que narra a trajetória da instituição e destaca mulheres que contribuíram para seu desenvolvimento ao longo dos anos.
Além disso, o evento será marcado por homenagens às sócias-fundadoras do CMC, reconhecendo o papel fundamental dessas mulheres visionárias na construção e consolidação da organização. A cantora Vitória Camila também abrilhantará a celebração com uma apresentação cultural.
Para financiar seus projetos e ações em prol do fortalecimento do feminismo popular no Cabo e na Região da Mata Sul de Pernambuco, o CMC confeccionou camisas e bolsas personalizadas, que estarão à venda durante o evento.
Em seus 40 anos de existência, o Centro das Mulheres do Cabo tem sido uma voz ativa na luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino, deixando um legado de inspiração e transformação na sociedade pernambucana.
Nenhum comentário
Postar um comentário