No âmbito da conscientização sobre a segurança do banho de mar, o Governo de Pernambuco, em colaboração com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), deu início, no sábado dia 09 de março, a uma série de quatro vídeos que serão veiculados através do perfil de Instagram Tubaratinado (@tubaratinado). Esta iniciativa visa fornecer educação ambiental de forma digital, incorporando o humor como ferramenta educacional.
O propósito primordial desta campanha digital é sensibilizar os banhistas sobre as precauções a serem tomadas antes de adentrar as águas do mar, a fim de prevenir incidentes com tubarões e afogamentos. Este alerta é particularmente relevante para algumas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), num trecho de 33km, abrangendo da Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Pernambuco, em sua totalidade, dispõe de 187 km de litoral.
Essa campanha integra um conjunto de medidas delineadas no Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Peast-PE), publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), em colaboração com diversos órgãos do estado, universidades, prefeituras e organizações não governamentais.
Danise Alves, gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Semas-PE e secretária executiva do Cemit, destaca que a educação ambiental desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças comportamentais, incentivando a valorização do meio ambiente e o respeito por todas as formas de vida. "Sensibilizar a população da Região Metropolitana do Recife de forma leve, lúdica e divertida sobre os tubarões e o banho de mar seguro é um grande passo para uma mudança de conduta da sociedade", enfatiza.
Esta campanha também tem se desdobrado em ações presenciais nas praias e em mídias externas. No início de março, o Governo de Pernambuco, em parceria com o Cemit, lançou uma campanha semelhante de sensibilização para o banho de mar seguro nas praias do litoral da RMR. Ana Luiza Ferreira, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, ressalta que as estatísticas do Cemit indicam que julho e março foram os meses com maior incidência de incidentes com tubarões em Pernambuco, alertando para o aumento da turbidez das águas devido às chuvas, o que pode atrair animais para a costa.
Além da presença nas redes sociais, a campanha está sendo veiculada em mídias externas eletrônicas, como totens digitais e outdoors em LED, localizados em áreas de grande fluxo de pessoas, como parques, praças e terminais de integração. Também estão sendo distribuídos materiais de papel reciclável, como leques, viseiras e sacos de coleta de lixo, contendo no verso dicas e orientações para um banho de mar seguro, além de um QR Code que possibilita o acesso ao Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Peast-PE).
Ana Luiza Ferreira destaca que, ao longo do último ano, têm sido estudadas estratégias eficazes para promover uma convivência segura entre tubarões e banhistas, sendo a educação ambiental reconhecida mundialmente como uma das mais eficazes. "O respeito ao ambiente marinho e todo o seu ecossistema, aliado ao entendimento do comportamento da fauna local, são elementos essenciais para garantir a segurança e a consciência no desfrute das praias sem riscos", afirma.
Acesse o primeiro vídeo da campanha no seguinte link: vídeo da campanha.
Nenhum comentário
Postar um comentário