O Teatro Santa Isabel, em Recife, recebe em suas históricas paredes o espetáculo que tem encantado plateias com a riqueza da cultura pernambucana. "Capiba, pelas ruas eu vou", uma produção do projeto Aria Social, mergulhadora na vida e na obra do renomado músico pernambucano Capiba, oferecendo uma experiência teatral única que combina música, dança, canto, teatro, fotografia e cinema.
Com direção geral de Cecília Brennand, presidente da Aria Social, e direção musical e regência da maestrina Rosemary Oliveira, o espetáculo narra a trajetória do compositor que foi muito além do frevo, explorando gêneros musicais diversos como valsas, choros, maracatus, sambas, marchas e até música erudita. Com mais de 200 criações musicais, Capiba deixou um legado que transcende fronteiras temporais e geográficas.
A história do menino nascido em Surubim, no Agreste pernambucano, em 1904, filho de um mestre de banda, é retratada com maestria em "Capiba, pelas ruas eu vou". Desde sua infância precoce em que já lia partituras, até sua mudança para o Recife aos 26 anos, onde se tornou funcionário do Banco do Brasil e iniciou sua carreira musical, o espetáculo conduz o público por uma viagem no tempo.
Os frevos dos anos 30, as valsas apaixonadas, os sambas, maracatus, cirandas e marchas são apresentados de forma magistral por 45 bailarinos-cantores e 19 músicos, incluindo uma orquestra de câmara. Elementos visuais como projeções de cinema e fotografias enriquecem ainda mais a experiência, imergindo o público no universo de Capiba.
"Capiba, pelas ruas eu vou" não é apenas um espetáculo, é uma celebração da cultura pernambucana. Concebido com o objetivo de valorizar essa rica e plural herança cultural, o projeto já foi visto por mais de 10 mil espectadores desde sua estreia em 2022, marcando os 30 anos do Aria Social.
Além disso, o compromisso com a democratização cultural é evidente nas sessões exclusivas para escolas públicas, seguindo o princípio da Aria Social de educação pela arte. E as ações não param por aí, o espetáculo estará em cartaz no Teatro do Parque em abril e terá apresentações em São Paulo em julho.
Por trás de toda essa grandiosidade artística, está o trabalho incansável do Aria Social, que há mais de três décadas tem transformado vidas por meio da arte. Com ênfase na formação completa de bailarinos-cantores e na introdução ao universo musical, o projeto oferece oportunidades de formação e profissionalização para centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de apoiar suas famílias e fomentar o empreendedorismo social.
"Capiba, pelas ruas eu vou" é mais do que um espetáculo, é um testemunho do poder transformador da arte e da dedicação de todos aqueles envolvidos no projeto, que continuam a escrever sua própria história, uma nota musical de cada vez.
Musical “Capiba, pelas ruas eu vou”
Onde: Teatro Santa Isabel
24/03/2024 - 17h
Nenhum comentário
Postar um comentário