Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

4ª Semana do Audiovisual Negro chega a Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, nesta quarta (10.04)

quarta-feira, 10 de abril de 2024

/ por Isabel Gusmão


A cidade de Afogados da Ingazeira, situada no Sertão do Pajeú, se prepara para receber a 4ª Semana do Audiovisual Negro, um evento que promove a diversidade e a representatividade no cinema brasileiro. De 8 a 10 de abril, diversas atividades gratuitas serão realizadas, incluindo oficinas e exibições de filmes ligados ao universo negro e indígena.

O ponto central das exibições será o Cine São José, onde uma seleção de filmes nacionais com temáticas voltadas à população negra e indígena será apresentada ao público. Destaque para "Histórias do Leitão da Carapuça", um filme realizado na comunidade quilombola de Afogados da Ingazeira, em 2023, com a participação do Mestre do Coco Inácio Pedro, Patrimônio Vivo de Pernambuco. A exibição deste filme ocorrerá no dia 10 de abril, em dois horários: às 13h30 e às 19h.

Além disso, serão apresentados outros filmes de curta e média metragem, como "Dorme Pretinho", "Duelo do Rodão", "OuvidoChão", "Moagem", "Além da Cancela", "Jurema da Rama à Flor", entre outros. A diversidade de histórias e perspectivas promete enriquecer o debate sobre a representatividade no audiovisual brasileiro.

Para complementar as atividades, nos dias 8 e 9 de abril, será realizada uma oficina audiovisual para estudantes, ministrada pelas realizadoras Narriman Kauane e Iris Regina. Ambas representantes de comunidades indígenas e quilombolas, respectivamente, elas compartilharão seus conhecimentos sobre os processos de construção e gravação de filmes em suas comunidades. A oficina será realizada na EREM Profª Ione de Góes Barros (Colégio Normal Estadual), sempre a partir das 13h.

A 4ª Semana do Audiovisual Negro é uma iniciativa do Cineclube Alma no Olho, com produção da Alto Mar, da Pajeú Filmes e do Uh Ibura Aê, e conta com o apoio institucional do Cine São José. O evento também recebe incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

Para mais informações, os interessados podem acompanhar o perfil no Instagram @audiovisual.negro. Esta é uma oportunidade única de conhecer e valorizar outras narrativas presentes no cinema brasileiro, contribuindo para uma maior representatividade e inclusão na sétima arte.

AGENDA 

10/04 (quarta) 13h30 - Tarde:
Dorme Pretinho (8 minutos)
Duelo do Rodão (8 minutos)
OuvidoChão (21 minutos)
Moagem (17 minutos)
Além da Cancela (24 minutos)
Jurema da Rama à Flor (19 minutos)

10/04 (quarta) 19h - Noite
Histórias do Quilombo da Carapuça (7 minutos)
Engole o Choro (11 minutos)
A serena onda que o mar me trouxe (73 minutos)
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.