Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, o Parque da Jaqueira se tornará o epicentro de uma importante ação de saúde. Em celebração à Semana Nacional da Tontura, médicos otorrinolaringologistas e uma equipe interdisciplinar de saúde estarão disponíveis das 7h às 11h para oferecer orientações e encaminhamentos à população que visitar o local.
O evento, promovido pelo departamento de otoneurologia da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), visa conscientizar sobre os problemas de tontura, muitas vezes negligenciados ou tratados como simples mal-estar passageiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população mundial é afetada por esses problemas, cuja maioria é ocasionada por complicações no labirinto.
Dados da ABORL-CCF revelam que, dentre os afetados, 45% são idosos, evidenciando a relevância do evento, que é gratuito e aberto a todos. O otorrinolaringologista Cleydson Oliveira, do Instituto Rezende de Oliveira, alerta para a importância de não ignorar qualquer sintoma relacionado à tontura ou falta de equilíbrio, destacando que estes podem ser indícios de problemas mais sérios, como o AVC.
A especialista em zumbido e otoneurologia, Lívia Noleto, ressalta que nem toda tontura é labirintite, desmistificando uma crença comum entre as pessoas. Segundo ela, existem diversas doenças de labirinto, o que reforça a necessidade de uma abordagem cuidadosa e especializada.
Serviço:
Evento: Semana Nacional da Tontura
Data: 25 de abril
Horário: Das 7h às 11h
Local: Parque da Jaqueira, zona norte da cidade
Nenhum comentário
Postar um comentário