Carpina, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, sedia o aguardado Seminário de Finanças Solidárias de Pernambuco. Organizado pelo Fórum Estadual da Economia Solidária, o evento ocorrerá no Centro de Treinamento da FETAPE, no bairro do Cajá, das 8h às 19h na terça-feira e das 8h ao meio-dia na quarta-feira.
O objetivo principal do seminário é compartilhar as experiências da Rede de Bancos Comunitários e Municipais de Finanças e Fundos Solidários. Representantes de diversos grupos e organizações populares de várias regiões do estado, incluindo Bom Conselho, Garanhuns, Pesqueira, Recife e Olinda, estarão presentes para discutir questões como o acesso ao crédito, as altas taxas de juros e o fortalecimento da economia local.
Um destaque do evento será a participação de Joaquim Melo, Coordenador do Instituto Banco Palmas de Fortaleza, CE, referência nacional em bancos comunitários. Melo lançará seu último livro, "As Moedas Sociais no Brasil: do palmacard ao e-dinheiro", durante o seminário. O Banco Palmas, pioneiro nesse modelo, tem sido fundamental na democratização do acesso a serviços financeiros e bancários na periferia de Fortaleza, há 26 anos.
Além do Banco Palmas, outras iniciativas pelo Brasil, como o Banco Mumbuca de Maricá, RJ, e o Banco Bem, do Espírito Santo, serão discutidas. A ênfase dessas instituições está na solidariedade e no fortalecimento da economia local, contrastando com os grandes bancos baseados no lucro e na financeirização.
Outro ponto de destaque será a criação de Fundos Rotativos Solidários, que visam apoiar empreendedores locais e fortalecer as comunidades. José Valdir, líder do Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas da Paraíba, trará sua expertise para enriquecer o debate sobre esse tema.
Nenhum comentário
Postar um comentário