São José do Belmonte, no sertão pernambucano, está em festa com a 30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino, um evento multicultural que homenageia a obra de Ariano Suassuna. Este ano, a celebração, que se estende até o próximo domingo, é inspirada no “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”. A cidade espera receber cerca de 70 mil visitantes durante o período festivo, que promete ser inesquecível.
A programação, que já começou, conta com uma série de eventos culturais, incluindo o lançamento do livro "São José do Belmonte: Terra da Pedra do Reino - nossa história, nossa cultura e nossa gente", assinado por membros da Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR) e professores locais. Também foi exibido pela primeira vez o documentário "O Massacre da Pedra do Reino", dirigido por Lucas Maurizan.
No Pátio de Eventos Cacau do Banco, uma feira de artesanato e gastronomia já está em pleno funcionamento. Os shows gratuitos são um dos pontos altos da programação. Na sexta-feira, 24 de maio, a festa começa com Caninana às 22h, seguido por Waldonys à meia-noite. No sábado, 25, Fábio Diniz sobe ao palco às 22h e a dupla Ramon&Randinho se apresenta à meia-noite.
O domingo, 26 de maio, reserva uma programação especial no Sítio Histórico da Pedra do Reino, na Serra do Catolé. As apresentações começam com Ranieri Vaqueiro às 10h, seguido por Rey Vaqueiro ao meio-dia, e Vitim do Acordeon às 15h. No mesmo dia, ao amanhecer, ocorre a tradicional saída do cortejo real em frente à Matriz de São José, acompanhada pelo som dos bacamartes. Cavaleiros e amazonas se reúnem para a bênção do pároco da cidade antes de partir para a Serra do Catolé.
A Cavalhada Zeca Miron, parte importante da programação de sábado, acontece no Estádio O Carvalhão a partir das 14h. Nesta competição, cavaleiros azuis e encarnados, representando cristãos e mouros, disputam argolinhas pela coroação da rainha.
A 30ª Cavalgada à Pedra do Reino promete uma semana repleta de cultura, história e entretenimento, celebrando as tradições e a identidade de São José do Belmonte. Mais informações podem ser encontradas no Instagram da ACPR: https://www.instagram.com/acpedradoreino/.
Nenhum comentário
Postar um comentário