O município do Cabo de Santo Agostinho será o palco do 24º Encontro Pernambucano de Coco, evento que celebra e difunde o ritmo do coco em Pernambuco e no Brasil. A edição deste ano ocorre nos dias 28, 29 e 31 de maio, e 1 de junho, trazendo uma programação diversificada e gratuita ao público.
O festival, que se tornou tradição desde sua criação em 1998, promete novidades em sua 24ª edição, com atividades formativas, artes visuais e uma seleção de 10 atrações culturais. As duas principais atrações de cada noite são os grupos já consagrados 'Coco de Pontezinha' e 'Mestres do Coco Pernambucano'.
A programação formativa inicia no dia 28 de maio com atividades voltadas para crianças e jovens das escolas públicas, a partir das 10h, no Palácio da Cultura. À tarde, haverá uma roda de diálogo às 14h e exibição de vídeo às 18h. No dia 29, a exposição fotográfica continua às 10h, seguida de uma aula-espetáculo às 14h, encerrando com mais uma exibição de filme às 18h.
Nos dias 31 de maio e 1 de junho, as apresentações culturais acontecem no Palanque do Coco, em Pontezinha, a partir das 19h. Na sexta-feira, o público poderá assistir aos grupos Cocos das Minas (Igarassu), Una e Coco do Farol (Olinda), Coco Fulô da Mata (Recife), Jardel Giria (Cabo) e Coco de Pontezinha. No sábado, as apresentações incluem Coco de Jaguarana (Paulista), Coco Raízes (Igarassu), Coco de Seu Vira (Olinda), Canário do Império (Chã de Alegria) e Mestres do Coco Pernambucano.
Marcos Moraes, produtor executivo e diretor do Centro Cultural Farol da Vila, destaca a importância de incluir novos talentos na programação. “A edição 2024 foi pensada para incluir democraticamente novos nomes do Coco de Pernambuco no palco, antes ocupado pelos grandes e memoráveis mestres da cena contemporânea do Coco de Roda. É a vez dos que estão chegando, e a renovação é saudável e necessária”, afirma Moraes.
O festival é uma realização do Centro Cultural Farol da Vila, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, e já se consolidou como um evento de destaque em editais nacionais, promovendo a cultura popular e reafirmando o coco como o primeiro ritmo genuinamente afro-brasileiro.
Serviço: 24º Encontro Pernambucano de Coco
- 28/5, no Palácio da Cultura:
- 10h: Exposição Fotográfica
- 14h: Roda de Diálogo
- 18h: Exibição de Filme
- 29/5, no Palácio da Cultura:
- 10h: Exposição Fotográfica
- 14h: Aula Espetáculo
- 18h: Exibição de Filme
- 31/5, no Palanque do Coco, em Pontezinha:
- 19h-23h: Shows culturais
- 01/6, no Palanque do Coco, em Pontezinha:
- 19h-23h: Shows culturais
Nenhum comentário
Postar um comentário