Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Cultura, música, gastronomia e arte se destacaram na edição Gravatá do Festival Pernambuco Meu País

terça-feira, 30 de julho de 2024

/ por Isabel Gusmão


A cidade de Gravatá, no Agreste pernambucano, foi palco do Festival Pernambuco Meu País entre os dias 26 e 28 de julho, atraindo aproximadamente 12 mil pessoas, segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). O evento, promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), ofereceu cerca de 100 horas de apresentações gratuitas distribuídas em 13 polos e 90 atrações.

O Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, principal polo do festival, foi cenário de espetáculos memoráveis. Na sexta-feira (26), o destaque ficou por conta do espetáculo Pernambuco Meu País (PE), seguido por apresentações de Rachel Reis (BA), Tayara Andreza (PE) e Raça Negra (SP). No sábado (27), Revoredo (PE), Banda Cascabulho (PE), Chico César (PB) e Vanessa da Mata (MT) encantaram o público. O encerramento no domingo (28) ficou a cargo de Larissa Lisboa (PE), Mãeana (RJ), Anavitória (TO) e Alceu Valença (PE).

O espetáculo Pernambuco Meu País, que abriu o evento na sexta-feira, foi uma homenagem aos ícones culturais Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, com direção musical de Jam da Silva e coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo. Patrícia Vasconcelos, viúva de Naná, emocionou-se ao assistir à homenagem pela primeira vez.

Vanessa da Mata destacou a originalidade e autoestima do povo pernambucano, enquanto Magrão, vocalista do Cascabulho, celebrou a pluralidade do evento. “Espero que essa raiz plantada dê muitos frutos”, afirmou.

Além das apresentações musicais, os demais polos do festival ofereceram uma vasta gama de atividades culturais. 

No País da Cultura Alimentar, o confeiteiro Maciel França trouxe de volta os Confeitos de Festa de Limoeiro, resgatando tradições gastronômicas. 

No País do Cinema, Maria Samara, coordenadora da linguagem audiovisual da Secult-PE, ressaltou a diversidade das obras exibidas.

O País da Literatura promoveu contação de histórias para crianças com as escritoras Inaldete Pinheiro e Odailta Alves. No País Matrizes do Forró, o Trio Forró Xodó e Renilda Cardoso animaram o público, com Samuel Santos, vocalista do Trio, emocionando-se por participar do evento em sua terra natal.

O País das Brincadeiras trouxe a magia do Teatro de Mamulengos Mamusebá, com Lauro Lima destacando a importância de espalhar a cultura popular pelo estado.

O Festival Pernambuco Meu País seguirá para Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Em cada cidade, o festival promoverá uma programação rica e diversificada, incluindo shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema e outras atividades culturais.

Realizado pelo Governo de Pernambuco, o festival conta com o apoio das prefeituras das cidades participantes e diversas secretarias estaduais e instituições culturais, garantindo uma celebração abrangente e inclusiva da cultura pernambucana.

 

 * Com informação e imagem de Assessoria

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.