A 1ª Caravana Feminicídio Zero, uma ação do Instituto Banco Vermelho (IBV) em parceria com a UNINASSAU, chega a Brasília Teimosa e Jaboatão dos Guararapes na última quarta-feira (21) e nesta quinta (22), respectivamente. A iniciativa oferece atendimento gratuito a mulheres vítimas de violência, com serviços de consultoria jurídica e psicológica proporcionados por profissionais especializados.
A caravana, que se alinha com a campanha Agosto Lilás, visa ampliar o alcance das ações de enfrentamento à violência contra a mulher. “Estamos dando um passo importante na segurança da mulher com esta caravana. Queremos nos aproximar das comunidades e oferecer suporte direto às mulheres que enfrentam a violência”, afirmou Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto Banco Vermelho. Ela ressaltou que a ação não é apenas um atendimento, mas um ato educativo e de mobilização para o enfrentamento do feminicídio.
Além do atendimento individualizado, a Caravana Feminicídio Zero promove atividades de conscientização, como a entrega de cartilhas sobre a Lei Maria da Penha e rodas de conversa sobre a importância da quebra do ciclo de violência. Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social da UNINASSAU, destacou o compromisso da instituição em oferecer apoio contínuo às vítimas. “Nosso objetivo é proporcionar o suporte necessário para que as mulheres superem experiências traumáticas e reconstruam suas vidas”, comentou.
O evento conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, do Governo de Pernambuco, através da Secretaria da Mulher, e da Defensoria Pública de Pernambuco. O Instituto Banco Vermelho, fundado em 2023 por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, tem como missão a luta pelo feminicídio zero e atua em mais de 10 estados brasileiros. A instituição já conquistou uma Lei Federal (Nº 14.942), sancionada em julho de 2024, e diversos Projetos de Lei em tramitação e aprovados.
Programação da Caravana Feminicídio Zero:
- Brasília Teimosa: Centro da Mulher Pernambucana Julia Santiago, Rua Dragão do Mar, das 14h às 17h.
- Jaboatão dos Guararapes: Viaduto dos Prazeres, das 14h às 17h
Nenhum comentário
Postar um comentário