Na última sexta-feira (02), a I Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco aterrissou em Pesqueira, no agreste pernambucano. O evento faz parte do Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo do Estado, buscando interiorizar as ações ambientais desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
A jornada começou com uma sessão solene pela manhã, direcionada aos gestores municipais, para a apresentação das ações de proteção ambiental e sustentabilidade. À tarde, a Caravana promoveu um cine ambiental em parceria com a Mostra Ambiental de Cinema do Recife (Maré), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Pesqueira. Após a exibição dos filmes, o produtor cinematográfico Diego Xukuru, da Ororubá Filmes, participou de um debate sobre os temas apresentados. O evento foi aberto à comunidade escolar e ao público em geral.
Além das atividades culturais e educativas, a CPRH realizou uma ação de desbloqueio e regularização dos cadastros do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS) para criadores de passeriformes em Pernambuco. A gerente da Unidade de Educação Ambiental da CPRH, Ana Gama, destaca que a ação visa fornecer apoio técnico aos criadores e facilitar a regularização dos cadastros.
Durante a visita aos municípios, as equipes da Caravana também realizarm um mapeamento das ações de Educação Ambiental em Pernambuco. Através de um formulário, serão levantadas informações que servirão para orientar futuras iniciativas e aprimorar a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental, conforme explica Marília Arruda, gerente geral de Educação Ambiental da Semas-PE.
Os próximos destinos da Caravana são Caruaru, no dia 09 de agosto; Triunfo, no dia 16 de agosto; Arcoverde, no dia 23 de agosto; e Buíque, no dia 30 de agosto. Cada etapa do evento contará com atividades semelhantes, promovendo o engajamento das comunidades e a ampliação do alcance das políticas ambientais do Estado.
Com esta agenda, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a interiorização das ações ambientais, buscando criar um maior impacto e promover uma cultura de sustentabilidade em todas as regiões de Pernambuco.
* Com informação de Assessoria e imagem do Google
Nenhum comentário
Postar um comentário