O setor de Quimioterapia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), localizado no bairro das Graças, Recife, recebeu, no início de setembro, importantes reforços para aprimorar o atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer. Além da chegada de novos medicamentos, o setor agora conta com mais profissionais especializados e equipamentos que visam garantir agilidade e qualidade no atendimento.
Entre as melhorias, destaca-se a ampliação do estoque de remédios, que antes eram parcialmente obtidos em clínicas conveniadas. Agora, a maioria dos medicamentos, utilizados em quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia, está disponível diretamente no HSE, proporcionando mais conforto e rapidez para os pacientes.A coordenadora da farmácia, Danielle Sales, explica que os pacientes trazem suas prescrições médicas e recebem as medicações no local, com orientação sobre o uso correto. Além disso, a unidade aguarda a chegada de outros medicamentos para complementar o tratamento dos pacientes.
Atualmente, o setor atende cerca de 1.500 pessoas mensalmente, oferecendo medicações orais e injetáveis. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por 52 profissionais, incluindo médicos especialistas, como hematologistas, oncologistas, onco-ortopedista, além de nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e farmacêuticos. Recentemente, três novos técnicos de enfermagem também foram incorporados ao quadro de funcionários.
A infraestrutura do setor também foi aprimorada, com a aquisição de mais poltronas para acomodar os pacientes que aguardam tratamento. Agora, são 19 poltronas disponíveis, em comparação às 13 anteriores. Evaneide Ximenes, 80 anos, paciente do setor, elogiou o atendimento: “Estou sendo bem atendida e realizando o tratamento direitinho”.
A preparação das medicações é feita em uma sala exclusiva, onde os farmacêuticos diluem as substâncias conforme a prescrição médica. Breno Xavier, um dos farmacêuticos responsáveis por esse processo, ressalta a gratificação de contribuir para o tratamento dos pacientes. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
* Com informação e imagem de Assessoria/ Divulgação
Nenhum comentário
Postar um comentário