O Sebrae Pernambuco, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e com o apoio da Prefeitura de Buíque, está desenvolvendo um projeto para fortalecer o turismo no Vale do Catimbau, localizado no Agreste do estado. Considerado uma das sete maravilhas de Pernambuco e o segundo maior parque arqueológico do Brasil, o Vale do Catimbau receberá uma série de ações que visam capacitar os profissionais que atuam no setor turístico da região, como guias, artesãos e donos de pousadas.
Com um investimento de cerca de R$ 154 mil, o projeto "Desenvolvimento do Potencial Econômico do Vale do Catimbau" oferece cursos de guia turístico, inglês e espanhol, além de consultorias voltadas para marketing turístico, atendimento ao turista e governança. As atividades começaram em julho de 2024, com a formação de dez novos guias turísticos, e se estenderão até o final de 2025. As consultorias começaram em setembro com o módulo de marketing, e em outubro será realizada a consultoria de atendimento ao turista. Um curso de espanhol está programado para novembro, enquanto o curso de inglês ocorrerá em janeiro de 2025.
Um dos participantes do projeto é o guia Anael Kalleby da Silva, nativo do Vale, que comemora a oportunidade de profissionalização. Ele destaca que o curso oferece novos conhecimentos e uma visão ampliada sobre o turismo na região. Outro beneficiado, Cícero José da Silva, que aluga chalés para os visitantes, afirma que as capacitações têm sido uma experiência enriquecedora, melhorando seu atendimento e a divulgação nas redes sociais.
O Parque Nacional do Vale do Catimbau, situado a 280 km do Recife, foi criado em 2002 e abrange terras dos municípios de Buíque, Tupanatinga e Ibimirim. O parque é conhecido por sua rica diversidade natural, além de abrigar 27 sítios arqueológicos, com registros pré-históricos de até seis mil anos. O objetivo do projeto é incentivar o turismo sustentável na região, valorizando tanto o patrimônio natural quanto cultural do Vale.
* Com informação da Assessoria e imagem de Kalleby Timoteo
Nenhum comentário
Postar um comentário