A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) inaugurou, no último sábado (2), o programa Plantar Juntos Manguezal, um segmento do Plantar Juntos, focado na recuperação da ecossistema de manguezais. O projeto começou com a publicação de um edital de chamamento público, que selecionará três propostas para o plantio de 10 mil mudas de mangue em áreas estuarinas. O edital completo pode ser acessado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Semas.
A busca por iniciativa não apenas de plantio, mas de restauração integral do ecossistema manguezais, é essencial para a mitigação das mudanças climáticas e a proteção contra a erosão costeira. “O manguezal é extremamente importante, pois são ecossistemas que absorvem carbono e garantem uma proteção física contra o avanço do mar, além de serem berçários de biodiversidade marinha”, destacou Danise Alves, gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Semas-PE.
O edital, que destina um total de R$ 600 mil, distribuirá R$ 200 mil por proposta. As inscrições abertas estão para Organizações da Sociedade Civil (OSC), como associações e fundações sem fins lucrativos que comprovem a atuação ambiental e atendam aos requisitos do Decreto Estadual nº 44.474/2017. Cada organização pode enviar apenas uma proposta, abordando etapas como identificação de áreas degradadas, seleção de áreas prioritárias e monitoramento de mudanças, com envolvimento comunitário.
As inscrições devem ser enviadas por e-mail para gercope @semas .pe .gov .br até 26 de novembro de 2024. A divulgação dos resultados ocorrerá em 11 de dezembro de 2024, seguida pela assinatura do Termo de Fomento em 12 de dezembro.
O programa Plantar Juntos faz parte das metas estaduais de reflorestamento, com o compromisso de plantar 4 milhões de árvores dos biomas Mata Atlântica e Caatinga até 2026, alinhando-se à Década para a Restauração dos Ecossistemas (2021-2030) da ONU. O projeto se apoia em normativas como o Marco Global de Kunming-Montreal, o Novo Código Florestal e políticas estaduais de sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário