O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) abriu inscrições para empresas do setor industrial reservarem vagas para o programa de Aprendizagem Industrial em 2025. O prazo para realizar a reserva se encerra no dia 16 de janeiro, às 22h, e são oferecidas 880 vagas distribuídas entre 32 cursos. As opções formativas, com durações entre 12 e 24 meses, visam capacitar jovens para atuar em diversas áreas da indústria.
As inscrições devem ser feitas por meio do site oficial do SENAI-PE, onde está disponível um link específico para o programa. As empresas interessadas devem preencher corretamente o formulário online para que suas demandas sejam atendidas com eficiência. Após o envio do pedido, o SENAI-PE confirma a reserva de vagas em até 72 horas, seguindo a ordem de inscrição. É importante destacar que as empresas que formalizam a reserva assumem o compromisso de encaminhar o aprendiz para o curso escolhido.
O atendimento a demandas específicas também está previsto, mediante a formação de turmas fechadas, com no mínimo 20 participantes. Após a análise, o resultado da reserva é enviado por e-mail aos solicitantes. As matrículas dos aprendizes serão realizadas nas unidades do SENAI-PE onde os cursos ocorrerão, com datas específicas para cada entrada. A primeira entrada começa as aulas em 10 de fevereiro de 2025, com matrículas entre 20 e 31 de janeiro. A segunda entrada terá início em 12 de maio, com período de matrícula de 14 a 28 de abril.
As indústrias pernambucanas com mais de seis funcionários devem cumprir a cota de aprendizagem, uma exigência legal definida pela Lei do Aprendiz, que determina a contratação de jovens em um percentual entre 5% e 15% do total de empregados. Para calcular a cota, as empresas devem subtrair os cargos excluídos pela legislação e aplicar o percentual de contratação de aprendizes.
* Com informação de Assessoria e imagem de Divulgação/ Sistema Fiepe
Nenhum comentário
Postar um comentário