O Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, está em Pernambuco para participar do 23º Encontro Nacional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), um evento que reúne mais de 2.500 gestores e técnicos das Secretarias de Assistência Social de todo o Brasil. Durante o evento, que é o maior da área no país, estão sendo discutidas estratégias para combater a pobreza e a fome nas cidades brasileiras, com foco na ampliação de políticas públicas e programas sociais.
Um dos destaques do evento foi o papel estratégico do Cadastro Único (CadÚnico) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O CadÚnico é uma ferramenta fundamental para identificar e atender famílias em situação de vulnerabilidade, sendo a porta de entrada para programas sociais e políticas de assistência social. Além disso, foi enfatizado que o CadÚnico não se limita ao Bolsa Família, mas é uma política pública do SUAS, sendo essencial para entender e abordar as diversas necessidades das famílias de baixa renda.
O evento aborda também temas como a reconstrução do SUAS, a importância do financiamento para a oferta de serviços em todo o Brasil e a atuação do INSS e do SUAS na garantia do direito ao Benefício de Prestação Continuada. A proposta é aprimorar os serviços oferecidos à população, preparando gestores e técnicos para avançar na garantia da proteção social. Ao final dos três dias, a ênfase é na ampliação da proteção social e no fortalecimento da democracia, em busca de um Brasil mais diverso e socialmente justo.
Nenhum comentário
Postar um comentário