No Cabo de Santo Agostinho, a implementação da Lei Municipal (3.824/23) tem sido prioridade no esforço de garantir a segurança das mulheres em ambientes públicos, especialmente em estabelecimentos como casas noturnas, casas de shows, restaurantes, bares e hotéis. A medida, que já está em vigor desde o ano passado, visa criar um ambiente mais seguro para mulheres que se sintam em situação de risco.
Com a proximidade do Carnaval, um período em que os hotéis da região recebem um grande número de turistas, a Secretaria da Mulher do Cabo está intensificando seus esforços para assegurar o cumprimento da legislação. A ação começou no Hotel Arrecife dos Corais, em Gaibu, nesta terça-feira (16), e continuará em diversos locais de hospedagem até o final do mês.
Durante as visitas, a equipe da Secretaria da Mulher compartilha detalhes da Lei Municipal com os administradores e gerentes, esclarecendo dúvidas e destacando a importância do cumprimento das normas. Além disso, cartazes informativos estão sendo fixados nos espaços de convivência dos estabelecimentos, alertando as mulheres sobre a legislação e fornecendo canais de denúncia.
A Secretaria da Mulher não se limita apenas a orientações, mas também oferece formação para as equipes de profissionais desses estabelecimentos. O objetivo é capacitar os funcionários para lidar com casos de violência, assédio ou importunação contra as mulheres, garantindo uma atuação adequada e segura.
“Estamos, a princípio, realizando uma ação informativa, mas pretendemos realizar uma formação para a equipe de profissionais que trabalham nestes estabelecimentos, pois se ocorrer algum caso de violência ou de assédio, a equipe pode atuar com proteção à vítima e encaminhamento dela para os órgãos competentes. Como nosso litoral recebe muitos turistas entre os meses de dezembro e fevereiro decidimos começar a campanha de conscientização na região das praias, mas nosso objetivo é percorrer todo o trade turístico do Cabo," destacou a representante da Secretaria da Mulher.
Em um esforço conjunto para tornar o ambiente turístico mais seguro e acolhedor para as mulheres, o Cabo de Santo Agostinho reforça seu compromisso com a promoção de um Carnaval livre de violência e assédio, destacando a importância da participação ativa de todos os setores da sociedade nessa causa.
Nenhum comentário
Postar um comentário