A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou a inauguração da primeira sala de aula bilíngue para surdos na rede municipal de ensino. Localizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Torrinha, a sala adota a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua principal e o Português escrito como segunda língua.
O novo serviço educacional especializado visa aprimorar o suporte aos alunos surdos, complementando o apoio já oferecido em sala de aula regular por intérpretes de Libras. Atualmente, 19 estudantes surdos são beneficiados com esse auxílio.
A iniciativa integra um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Educação para promover a inclusão de alunos com deficiência. Ao todo, são oferecidos 223 auxiliares de desenvolvimento educacional especial e estagiários para atender a 1.411 alunos das escolas públicas municipais com diferentes tipos de deficiência.
Inicialmente, a sala bilíngue atenderá alunos do 5º ano no período da tarde. Para os pais, como Edcassia Virgínea, cuja filha é implantada, a sala é de extrema importância, pois permite uma comunicação mais eficaz por meio da Libras.
O prefeito Keko do Armazém destacou a importância de políticas públicas que promovam a inclusão social, especialmente na Educação, e ressaltou o compromisso da gestão em cumprir as determinações legais e melhorar a qualidade do ensino especial.
No ano anterior, o município já havia criado uma sala de referência para alunos com deficiência visual, beneficiando 45 estudantes com cegueira e baixa visão na Escola Ariosto Nunes Martins.
O secretário de Educação, Betinho Gomes, enfatizou que a nova sala bilíngue está aberta a todos os alunos surdos que necessitem desse suporte, reforçando o compromisso da rede municipal em garantir uma educação inclusiva e de qualidade.
Nenhum comentário
Postar um comentário