Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Esquema especial da UPE e SDS possibilita operação que facilita transplante cardíaco no PROCAPE

sábado, 20 de abril de 2024

/ por Isabel Gusmão

 

Na última quinta-feira (18/04), uma operação especial realizada pela Universidade de Pernambuco (UPE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) garantiu o sucesso de um crucial transplante cardíaco no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE). Sob a coordenação do Grupo Tático Aéreo (GTA), o coração doado, proveniente de Campina Grande, Paraíba, chegou em tempo recorde e segurança, fruto de uma logística meticulosamente planejada.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tocou o solo da Base Aérea do Recife por volta das 19h40, carregando consigo a esperança de vida para um receptor cuja identidade permanece confidencial. O helicóptero do GTA assumiu a missão de transportar a equipe médica e o precioso órgão até o campus Santo Amaro da UPE, aterrissando no campo da Escola Superior de Educação Física (ESEF) às 19h57.

Os procedimentos cirúrgicos tiveram início às 20h e foram conduzidos com maestria até as primeiras horas do dia seguinte, sob a supervisão do cardiologista Frederico Browne e do cardiologista clínico Eduardo Montenegro. O sucesso dessa delicada operação não apenas dependeu da habilidade dos profissionais envolvidos, mas também da eficiência do transporte, pois qualquer atraso poderia comprometer a viabilidade do órgão transplantado.

O tempo, de fato, era o inimigo a ser vencido. Um percurso terrestre de mais de 18 quilômetros, que normalmente consumiria cerca de 40 minutos, foi encurtado pelo GTA para meros 5 minutos, garantindo que o coração alcançasse seu destino final dentro do prazo vital. O Cel. Câmara Junior, comandante do GTA, relembra que ultrapassar os 30 minutos de transporte terrestre poderia ter sido fatal para o órgão.

A gratidão permeia os envolvidos nessa corrente de vida. O Prof. Ricardo Lima, Gestor-executivo do PROCAPE, expressou sua gratidão à SDS e ao GTA, reconhecendo o papel crucial desempenhado por cada membro da equipe e pela família do doador, cujo ato de amor proporcionou uma segunda chance a alguém em um momento de extrema dificuldade.

O médico do PROCAPE, Frederico Browne, ressalta a importância da integração logística em torno de transplantes cardíacos, reconhecendo que, além do esforço humano, a doação de órgãos é o ponto de partida para toda essa operação complexa.

A Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, enaltece o trabalho dos servidores do PROCAPE e agradece à SDS pela parceria, bem como à família do doador por seu ato de altruísmo.

O PROCAPE tem sido um pioneiro nesse campo, realizando desde o primeiro transplante em 28 de junho de 2022, um total de 7 transplantes cardíacos. Atualmente, a instituição está expandindo sua capacidade para realizar mais cirurgias, visando salvar mais vidas e renovar esperanças.


 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.