Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Especialistas apresentam soluções inovadoras para combater Bruxismo de Vigília

segunda-feira, 6 de maio de 2024

/ por Isabel Gusmão


O bruxismo de vigília, um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes de forma involuntária durante o período em que se está acordado, tem se tornado uma preocupação de saúde pública no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população brasileira é afetada por essa condição, que pode causar uma série de complicações para a saúde bucal e bem-estar geral.

Segundo o ortodontista Pedro Miranda, especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial, e membro da Comissão de Odontologia do Sono do CRO-PE, o bruxismo de vigília pode estar associado a fatores emocionais como estresse, ansiedade e transtornos do sono. Essa sobrecarga tensional pode resultar em dores de cabeça, dores nas articulações da mandíbula e até mesmo desgaste ou fraturas nos dentes.

Estudos recentes destacam que o bruxismo de vigília pode ser ainda mais prejudicial do que o bruxismo do sono, sendo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de dores na ATM e nos músculos da mastigação. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações mais graves.

Entre as opções de tratamento disponíveis, destaca-se o método LIVA, desenvolvido pelo Dr. Alain Haggiag após mais de 15 anos de pesquisa. O LIVA utiliza uma tecnologia exclusiva chamada Dispositivo Interoclusal de Vigília (DIVA®), uma mini placa personalizada que é fixada nos dentes posteriores do paciente. Este método, 100% não medicamentoso, reversível e não invasivo, tem demonstrado resultados promissores, com mais de 3.000 pacientes relatando uma melhora significativa em suas condições já nos primeiros 30 dias de tratamento.

Além do tratamento convencional, terapias de feedback e aplicativos como o "Desencoste seus Dentes" também podem auxiliar no controle do bruxismo de vigília. Estas abordagens visam conscientizar os pacientes sobre o hábito de apertar os dentes e oferecer técnicas para relaxar a musculatura e proteger os dentes durante o dia.

Diante da gravidade do problema e da sua alta prevalência na população, é fundamental que tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral estejam conscientes dos riscos associados ao bruxismo de vigília. A disseminação de informações e o acesso a tratamentos eficazes são passos essenciais para mitigar os impactos negativos dessa condição na qualidade de vida dos indivíduos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.