Durante três semanas, o estado de Pernambuco será palco de uma celebração cinematográfica única, marcando o legado de 50 anos de animação no estado. A "Mostra 50 anos da Animação em Pernambuco" trará uma programação rica em debates e exibições de filmes que retratam a trajetória e os desafios enfrentados pelos animadores pernambucanos ao longo das décadas.
Iniciada no dia 30 de abril na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife, a mostra percorre quatro cidades a partir deste sábado (11) em Petrolina, incluindo Garanhuns e Triunfo, oferecendo ao público a oportunidade de mergulhar na história e evolução da animação local.
Organizada pelo cineasta e pesquisador Marcos Buccini, a mostra visa proporcionar uma reflexão sobre o desenvolvimento da animação em Pernambuco, destacando sua evolução de um início artesanal e precário para uma produção profissional e qualificada, mantendo sempre sua criatividade e singularidade.
A seleção de filmes contempla uma diversidade de técnicas, estilos, narrativas e linguagens, representando o vasto panorama da animação pernambucana. Entre os filmes selecionados estão clássicos como "Vendo/Ouvindo" (1972) de Lula Gonzaga e Fernando Spencer, e obras contemporâneas como "Guaxuma" (2018) de Nara Normande.
O curador Marcos Buccini destaca a dificuldade na escolha das obras, dada a abundância de material fenomenal disponível, mas ressalta que a seleção oferece apenas um vislumbre do que a animação pernambucana tem a oferecer.
A trajetória da animação em Pernambuco remonta a 1972, com o lançamento do curta "Vendo/Ouvindo", de Lula Gonzaga e Fernando Spencer, marcando o início do cinema de animação no estado. Desde então, a produção animada pernambucana tem sido reconhecida pela qualidade de suas obras, passando por dois períodos de grande destaque: o Ciclo do Super-8 e a chegada dos computadores com softwares de animação.
O crescimento da animação em Pernambuco foi impulsionado por diversos fatores, incluindo o apoio de editais como o Funcultura Audiovisual, a criação de festivais e mostras dedicados à animação, e o surgimento de séries animadas de sucesso, como "O Mundo Bita".
A "Mostra 50 anos da Animação em Pernambuco" é um evento incentivado pelo FUNCULTURA, da Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco, e conta com a produção da Bonsucesso Comunicação e Cultura, em parceria com a Mostra Inhumas e o apoio do SESC Pernambuco, UNICAP, Espaço Cultural Janela 353 e Cineteatro Guarany.
Os interessados em participar podem desfrutar da entrada gratuita nas sessões, seguidas de debates, que ocorrerão nas seguintes datas e locais:
- Petrolina: 11 de maio, 18h, Espaço Cultural Janela 353
- Garanhuns: 16 de maio, 19h, CPC - SESC Garanhuns
- Triunfo: 17 de maio, 14h, Cine Teatro Guarany
Nenhum comentário
Postar um comentário