Promessas de ganhos rápidos, investimentos fáceis e sem risco, e lucros exorbitantes com pequenos valores têm levado muitos brasileiros a grandes prejuízos financeiros. A recente pesquisa "Fraudes em Investimentos no Brasil", realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, revelou que 14% dos internautas brasileiros já perderam dinheiro em esquemas fraudulentos.
A expectativa de enriquecimento rápido no mercado financeiro tem sido uma crença amplamente difundida, mas especialistas alertam para os perigos dessas ilusões. “Uma das principais dicas é fugir dessas promessas de retorno muito alto em curto prazo”, aconselha Felipe Tavares, especialista em investimentos da Dapes Investimentos.
Para evitar cair em golpes financeiros, é essencial prestar atenção e tomar certos cuidados. “A principal característica dessas fraudes é a rentabilidade muito acima do mercado. Considerando que a taxa de juros no Brasil é de 13,75% ao ano, essas pirâmides e fraudes financeiras oferecem retorno de 10% a 15% ao mês ou de 100% imediatamente, o que é totalmente fora do comum”, enfatiza Felipe.
Os golpistas no mercado financeiro são extremamente criativos, aplicando diversos tipos de golpes. “Tem ocorrido muito o golpe do PIX, através de perfis hackeados no Instagram, prometendo ganhos duplicados ao valor pago. Há também as pirâmides financeiras, onde novos integrantes são constantemente recrutados. Esses novos participantes devem fazer um pagamento ou comprar um produto, com a promessa de receber o dinheiro investido de volta no futuro”, explica Felipe.
Para proteger o patrimônio, a recomendação é buscar empresas com histórico no mercado e verificar se estão registradas. “Busque mais informações em plataformas como o 'Reclame Aqui'”, sugere Felipe. Caso receba ou encontre na internet ofertas que prometem multiplicar o dinheiro em pouco tempo, é melhor ter cautela. “O ponto principal que todo investidor deve ter é a preservação do capital, antes de pensar em rendimento e multiplicação do dinheiro”, pontua Felipe.
Portanto, para evitar cair em fraudes financeiras, é essencial ser cauteloso e desconfiar de promessas de retornos elevados e rápidos. A educação financeira e a busca por informações confiáveis são ferramentas fundamentais para proteger seu patrimônio e garantir investimentos seguros.
Nenhum comentário
Postar um comentário