O Centro das Mulheres do Cabo (CMC) realizará, no dia 28 de agosto, um seminário comemorativo aos 18 anos da Lei Maria da Penha. O evento, que acontecerá às 14h no auditório da instituição, visa destacar as ações do CMC no contexto do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. Fundado há 40 anos, o CMC tem um histórico de luta pelos direitos humanos de meninas, crianças e mulheres, com um enfoque no feminismo popular e na luta contra as violências de gênero, raça e classe.
O seminário reunirá mulheres da sociedade civil, gestoras de políticas públicas e representantes do Comitê de Monitoramento da Violência e do Feminicídio no Território Estratégico de Suape (COMFEM). A coordenadora geral do CMC, Izabel Santos, ressalta a importância da celebração anual da Lei Maria da Penha, especialmente pelo papel pioneiro do Centro no acionamento da Lei 11.340/2006. “Fomos as primeiras a utilizar a Lei Maria da Penha no Brasil, com o caso emblemático de Cileide Silva, que sofreu 20 anos de violência doméstica e conseguiu se libertar ao denunciar o agressor”, afirma Izabel.
A Lei Maria da Penha é considerada uma das mais avançadas do mundo no combate à violência doméstica e atua em cinco áreas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. O seminário não apenas celebra essa legislação, mas também reforça o compromisso do CMC com a continuidade da luta pelos direitos das mulheres, em um contexto onde o machismo ainda é um desafio significativo a ser superado.
O evento será realizado no auditório do CMC, localizado na Rua Padre Antônio Alves, nº 20, próximo ao Teatro Barreto Júnior, e faz parte das atividades em comemoração às quatro décadas de atuação da organização feminista no Cabo de Santo Agostinho.
Nenhum comentário
Postar um comentário