Marisqueiras e pescadores artesanais de Sirinhaém, na Zona da Mata Sul pernambucana, ganharam um novo espaço para impulsionar seus negócios: o Espaço Colaborativo Barra de Sirinhaém. Inaugurado na última sexta-feira (23), às 12h, o local foi desenvolvido em parceria entre o Sebrae Pernambuco e o Instituto Negralinda, e é destinado a promover o turismo de base comunitária. O espaço será gerido por mulheres marisqueiras, artesãos e pescadores da região, oferecendo pratos típicos da culinária do mangue, artesanato e experiências turísticas autênticas.
Segundo Kátia Georgina, analista do Sebrae Pernambuco, a capacitação incluiu desde técnicas avançadas de manipulação de alimentos até estratégias de precificação e acesso a novos mercados, permitindo que esses empreendedores locais possam fornecer para restaurantes e grandes empreendimentos. Já Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata, destacou que o turismo de base comunitária proporciona experiências turísticas autênticas, conduzidas por guias locais, que conhecem profundamente a região dos manguezais.
O Espaço Colaborativo Barra de Sirinhaém promete ser um catalisador econômico para a região, gerando trabalho e renda de forma sustentável e fortalecendo a economia local.
Nenhum comentário
Postar um comentário