A comenda destaca a importância do trabalho de Dília, que junto a outras 11 mulheres, criou a Sociedade de Assistência aos Indigentes Hospitalizados, oferecendo suporte a pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade. Em 1948, essas ações resultaram na aquisição do terreno onde se instalou o hospital, que hoje é referência no tratamento do câncer no Estado. Casada com o médico José Henriques Graças, Dília teve papel central na criação de uma rede de apoio essencial para o atendimento oncológico.
Os homenageados desta primeira edição da comenda são três médicos reconhecidos por décadas de dedicação: Dr. Francisco de Paula, coordenador do grupo de cirurgia de urgência do HCP desde 1994, conhecido por seu trabalho humanizado com os pacientes; Dr. Cláudio Cleto Mascena Cordeiro, oncologista há 54 anos no hospital, que se destacou no diagnóstico e tratamento do câncer; e Dr. Roberto José Vieira de Mello, neuropatologista e pioneiro no primeiro laboratório de imunohistoquímica do Nordeste, instalado no HCP.
A cerimônia contará com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades médicas e personalidades da sociedade pernambucana, celebrando o legado de Dília Henriques e dos profissionais que continuam a fazer a diferença no cuidado de pacientes oncológicos. O evento ocorrerá no próprio Hospital de Câncer de Pernambuco, localizado na Avenida Cruz Cabugá, 1597, Santo Amaro, Recife.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário