Uma importante cooperação foi firmada entre o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e o Porto Digital, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas que melhorem os serviços e processos hospitalares. O acordo de cooperação técnica, assinado em 13 de setembro de 2024, visa integrar estudantes do Programa de Residência Tecnológica do Porto Digital às equipes do HC, para a criação de inovações que atendam desafios reais enfrentados pela instituição hospitalar.
O projeto terá duração de dois anos e funcionará a partir da metodologia de trabalho colaborativa SQUAD, onde equipes multidisciplinares serão montadas para trabalhar em soluções específicas. “Isso promove agilidade, criatividade e eficiência, permitindo que o desenvolvimento tecnológico seja rápido e focado nos resultados práticos que impactam diretamente o funcionamento do hospital e o atendimento aos nossos pacientes”, afirmou Erika Facundes, chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGPESQ/GEP) do HC.
Cada grupo de alunos será acompanhado por profissionais do HC ao longo de um semestre, sendo que a carga horária mínima será de duas horas semanais, com pelo menos 30 minutos de interação síncrona. Ao término de cada semestre, os resultados obtidos pelos estudantes serão apresentados e avaliados com a participação do hospital.
Entre os principais desafios a serem abordados no projeto estão a integração de sistemas de informação, adaptação de tecnologias, compliance e regulamentações, gerenciamento de mudanças e otimização da comunicação. A ideia é que as soluções desenvolvidas pelos alunos possam contribuir significativamente para a melhoria dos processos internos do HC, resultando em maior eficiência no atendimento aos pacientes.
Segundo Erika Facundes, a parceria com o Porto Digital também cria um espaço valioso de troca de conhecimento, beneficiando tanto o hospital quanto o polo tecnológico. “Esse ambiente de colaboração nos permite implementar inovações que aumentam a eficiência dos nossos processos, melhoram a experiência dos pacientes e otimizam o trabalho das nossas equipes de saúde”, afirmou Facundes.
Além de fomentar o desenvolvimento tecnológico, o acordo também capacita os profissionais do HC, garantindo que o hospital continue sendo uma referência na adoção de tecnologias inovadoras voltadas para uma assistência moderna e humanizada.
A parceria é estratégica para o HC, que pertence à rede de 45 hospitais universitários federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Esses hospitais têm a missão de prestar serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de novos profissionais e incentivam a pesquisa e inovação na área da saúde.
Nenhum comentário
Postar um comentário