Petrolândia, um importante polo de produção de pescado em Pernambuco, foi palco da primeira reunião ordinária da recém-formada Câmara Setorial de Aquicultura e Pesca. O encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) e pela Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), buscou alinhar ações entre setores públicos e privados, discutindo as principais necessidades e oportunidades da aquicultura no estado. A iniciativa visa fortalecer a produção, melhorar a sustentabilidade e promover o desenvolvimento regional.
O estado de Pernambuco se destaca no setor, especialmente na criação de tilápia e camarão, sendo o Nordeste a principal região produtora do país. Segundo dados do IBGE de 2022, o valor total da produção de aquicultura no estado atingiu R$ 500 milhões, com Pernambuco sendo o 5º maior produtor de tilápia no Brasil, alcançando 28,8 milhões de quilos – o que representa 7,06% da produção nacional e liderança no Nordeste. Municípios como Jatobá, Petrolândia e Goiana são destaque na produção de tilápia e camarão.
Durante o evento, foram discutidas linhas de crédito para o setor, apresentações da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e da Cooperativa de Crédito Sicoob. Representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Superintendência Federal de Pesca também fizeram apresentações, oferecendo detalhes sobre serviços e recursos técnicos disponíveis para os produtores. Além disso, a reunião abordou temas essenciais para o setor, como o licenciamento ambiental pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e medidas de fiscalização da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
Pedro Neves Holanda, diretor de Fomento e Inovação da Adepe, destacou a importância do encontro para o planejamento de políticas públicas externas ao crescimento sustentável da aquicultura no estado: “Essa primeira reunião fornece uma base sólida para futuras ações de incentivo ao setor, que já mostra um desempenho expressivo na economia regional e nacional.”
A Adepe também visitou associações locais, como a Associação Café com Arte, que transforma insumos da pesca em artesanato, e associações de aquicultores da região, reforçando seu compromisso em apoiar o desenvolvimento produtivo de Petrolândia e do estado.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário