O terreiro Ilê axé Kiambá Ojú Oyá, em Caruaru, será palco da exposição “Pra Oyá – Celebrando a Espiritualidade no Candomblé”, da artista plástica Daphne Caroline. Marcada para o próximo sábado (02), às 15h, a inauguração é a primeira mostra individual de Daphne, que traduz em suas obras a riqueza e espiritualidade do candomblé. Inspirada em suas experiências e na negritude, a artista utiliza técnicas de óleo, acrílica e neogravuras para explorar o feminino e o sagrado.
A exposição integra o projeto “Pra Oyá”, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, em uma iniciativa do governo de Pernambuco para promover a arte e a cultura local. Além da abertura oficial, o evento contará com uma programação especial que inclui performances artísticas e tradicionais, como cânticos e toques dos ogãs, elementos fundamentais do candomblé. O público também poderá experimentar comidas típicas e participar de uma visita guiada pelo salão, proporcionando uma imersão completa na temática.
Um dos pontos altos do evento é seu compromisso com a acessibilidade. Haverá tradução simultânea em libras, além de audiodescrição para garantir que visitantes com deficiência visual possam desfrutar das obras e de toda a experiência cultural. Essa iniciativa reforça a inclusão e a democratização do acesso à arte e à espiritualidade.
A mostra ficará disponível para visitação aos sábados até dezembro. A expectativa é que o evento fortaleça o reconhecimento das tradições afro-brasileiras e ofereça uma plataforma para que o público conheça mais sobre a estética e a simbologia do candomblé.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário